Pesquisar

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os Globos de Ouro 2012 - por Rubens Ewald Filho



por Rubens Ewald Filho 
Finalmente começa a temporada de prêmios de 2012, pra valer, neste domingo quando eu estarei fazendo a transmissão pela TNT daquele que é tradicionalmente o primeiro prêmio importante a ser anunciado e um dos poucos a ter influência no Oscar. Me deixa explicar duas coisas:
1) a transmissão será a tradicional com tapete vermelho antes e a traduçãoo da Regina MacCarthy, mas exclusiva e completa. Não sei dizer direito o horário porque hoje vou para Atlanta, já que a transmissão será feita como sempre dos estúdios da Turner naquela cidade. Agora estamos seis horas depois, me parece que muda no domingo, mas tenho estado numa imersão de tentar ver todos os filmes e séries, o que é naturalmente impossível. Mas faço o que dá.



2) Este ano alguém finalmente ouviu falar no prêmio chamado Critic's Choice que será agora nesta quinta e que será exibido pela primeira vez para o Brasil, acho que pelo VH1. Assisti apenas uma entrega há dois anos e  achei uma confusão amadorística. Esse é o primeiro que está fazendo tudo para concorrer diretamente com o Globo de Ouro, tentando atropelá-lo. É formado por críticos de pequenos jornais ou blogs ansiosos para ficarem famosos e poderosos, invejosos que são da resistência de 50 anos do Globo de Ouro, que é formado por cerca de 50 ou até menos jornalistas, não críticos, estrangeiros ainda por cima e que estão estabelecidos em Hollywood fazendo entrevistas.

Tenho uma simpatia pelo Globo porque a Dulce Damasceno fazia parte dele e hoje tenho amigos lá. Isso não o desculpa da vontade de querer agradar todo mundo e de ter cometido algumas besteiras e erros no passado, dando a impressão de que não eram honestos. Mas ainda assim eles são muito queridos pelos artistas a quem sempre prestigiam e têm acertado especialmente nos prêmios para a televisão, já que o Emmy costuma votar sempre nos mesmos e nunca arriscar. É verdade que ele divide os prêmios de ator e atriz  entre drama e comedia, o que é uma boa coisa mas porque é transmitido em tevê aberta com muita repercussão (ele acontece justamente no último dia em que o votante do Oscar pode mandar os seus votos por correio, já que ainda não funciona para eles a internet).
O Critics por seu lado além de não ter um apelido mas fácil de guardar (já viram que todo prêmio que se preze tem esse apelido, tipo Oscar ou Tony) fazem tudo para acertar, deixando flexível o número de finalistas e incluindo tudo que é categoria que o Globo não tem, como elenco, documentário, som . Então eles fazem ousadias como indicar Andy Serkis como coadjuvante (embora só tenha servido de modelo para captura de imagens dos efeitos especiais!). O fato é que não tem grande força nem credibilidade, nem fazem uma festa tão divertida quanto a do Globo que é famosa justamente porque todo mundo bebe muita champanhe em geral – e fica um pouco alterado e feliz.

A outra polêmica do momento é a  presença como apresentador de três anos para cá que é o britânico Ricky Gervais, aquele gordinho do The Office inglês, que nem todo mundo acha engraçado, especialmente porque ele gosta de provocar os atores fazendo piadas ofensivas, relembrando que Downey Jr foi drogado, Mel Gibson é alcóolatra e assim por diante, ou seja, faz um retrospecto dos escândalos do ano. Tem sido muito criticado, mas também garante boa audiência porque todo mundo gosta de ver seu ídolo ser humilhado em público, puro sadismo! Ainda que finjam que estão chateados... Gervais este ano teria que mostrar seu texto antes para os diretores da festa  o que só aumenta o suspense, fariam eles censura e Gervais obedeceria?

Enfim no fundo é um jogo para aumentar a audiência e vamos entrar nisso. Quanto a premiação,  vamos agora enfrentar a verdade nua e crua. Este foi, agora confirmo, um ano muito fraco para o cinema em toda a parte. No cinema de animação que vivia uma fase boa, no internacional, e agora também e principalmente no americano que não teve filmes independentes notáveis (naturalmente por falta de grana, a recessão é coisa assumida e cotidiana por aqui). E nem todos acertaram. Steven Spielberg realizou melhor As Aventuras de Tin Tin e provavelmente ira ganhar os prêmios da categoria Animação (já que não entendo porque Rio tem ficado de fora dos prêmios!). Não fui apenas eu quem reclamou da pieguice de Cavalo de Guerra. 

 O fato é que diante de tudo isso chega a ser inesperado o apoio que esta tendo Operação Madrinha de Casamento, um filme que vocês são testemunha, eu cansei de apoiar e indicar, mas que de repente acabou virando o queridinho dos prêmios. Até com exagero. Mas enfim, entrou na moda. Então entre os premiados do Globo é provável que tenhamos Christopher Plummer como coadjuvante (o fator Noviça Rebelde ainda funciona), Woody Allen (que não deve ir), naturalmente Meryl Streep, mas como atriz em comédia é difícil dizer, a melhor é Michelle Williams como Marilyn, apesar dos pesares. Filme estrangeiro deve ser A Separação, do Irã. Acho que ator deve ser mesmo o Brad Pitt já que parece que chegou sua hora.
Um detalhe eu fiquei preocupado em darem um premio para Michele fazendo Marilyn quando ela foi sistematicamente ignorada pelo Oscar, por exemplo. Fui procurar e  verifiquei que o Globo foi justamente o único que sempre esteve com ela, acho que teve três prêmios e mais uma indicação! Ou seja,  aí está um acerto ousado na época para seu crédito!
Não sei dizer o vai acontecer com O Artista. Talvez por ter ouvido falar tanto no filme antes a expectativa me deixou menos feliz que pensava. É legal, mas não adorei como todo mundo tem feito (pelo jeito o filme ainda não foi comprado para o Brasil!), mas não sairá de mãos abananando.
De qualquer forma, dentro em breve duas semanas eu estarei de volta em Atlanta para outro prêmio que é o do Sindicato dos Atores, o SAG só para interpretações de atores e onde o maior é o de Melhor Elenco (que este ano estiveram esplêndidos). O Oscar será no último domingo de fevereiro e novamente estarei na TNT. Ate lá ainda muita agua vai rolar mas é com o Globo que o jogo começa.

Retirado na íntegra do BLOG DO RUBENS EWALD FILHO.


Saiba mais em temporadadepremiacoes.com.br

a TEMPORADA DE PREMIAÇÕES começará neste DOMINGO,15 de janeiro, com a 69ª Entrega dos GOLDEN GLOBE AWARDS®, ao vivo, com comentários de Rubens Ewald Filho e tradução simultânea. A partir das 21 horas com o pré-show (tapete vermelho) e a cerimônia acontecerá às 22 horas.
SÓ NA TNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário