Pesquisar

segunda-feira, 10 de junho de 2013

E como foi o Tony Awards 2013?


Não houve suspresas na 67ª edição dos prêmios Tony, o Oscar do teatro, que ocorreu na noite de domingo (9) em uma festa de gala em Nova York, nos Estados Unidos. A peça "Kinky Boots" levou seis prêmios, "Matilda" e "Pippin" ganharam quatro estatuetas, e as peças "Who's afraid of Virgina Woolf?" e "The Nance" três premiações.
"Todos queremos ser aceitos tal como somos e sobre isto é nosso musical", disse no palco do Radio City Music Hall toda a equipe de "Kinky Boots", musical que retomou a história de um filme britânico independente e arrasou nos teatros da Broadway graças ao trabalho de Harvey Fierstein, que já tinha ganhado antes quatro prêmios Tony.
A peça "Kinky Boots" era favorita com 13 indicações, levando ainda os prêmios de melhor musical, melhor coreografia, melhor projeto de som e melhor trabalho de orquestração.
A premiação também fez ressurreição artística da cantora pop dos anos 80 Cyndi Lauper, que recebeu seu prêmio de melhor composição pelo tema de "Kinky Boots". Lauper, que também interpretou a música "True Colors" para lembrar os falecidos do ano, subiu emocionada ao palco: "Obrigada Broadway por me dar estas generosas boas-vindas (...) Não negarei que não tinha preparado este discurso várias vezes no banho".
Os prêmios Tony começaram com um número musical do mestre de cerimônias, Neil Patrick Harris, que advertiu com humor que a família da Broadway era cada vez maior.
A 'adoção britânica' de 'Matilda', importada da Royal Shakespeare Company e que já tinha arrasado nos prêmios Olivier, ficou com o prêmio ao melhor libreto; o de melhor ator coadjuvante, para Gabriel Ebert; o de melhor projeto de iluminação e melhor projeto cênico.
A reinvenção do circo de "Pippin", que nasceu com coreografias de Bob Fosse, também ganhou quatro prêmios, entre eles o de melhor atriz para Patina Miller e o de melhor coadjuvante para Andrea Martin mas, sobretudo, o de melhor direção para Diane Paulus.
Na categoria de obra não musical a vencedora foi Pam MacKinnen, por sua revisão de "Who's Afraid of Virigina Woolf", de Edward Albee. Esta obra também ficou com o prêmio de melhor reposição dramática e o de melhor ator, para Tracy Letts, que ganhou seu segundo Tony.


A obra "Lucky Guy", da falecida Nora Ephron e com o superastro Tom Hanks, conseguiu prêmios para melhor coadjuvante, para Courtney B. Vance, e um prêmio técnico.
O favorito da crítica, 'The Assembled Parties', se conformou com o prêmio de melhor atriz coadjuvante, para Judith Light (em seu segundo prêmio consecutivo após 'Other Desert Cities') e o ganhador na categoria de melhor obra, "Vanya and Sonia and Masha and Spike", uma reinvenção de Tchekhov de Christopher Durang, não levou mais nenhum prêmio.
Um dos momentos mais emotivos da noite foi protagonizado pela veterana Cicely Tyson, que após 30 anos de carreira conseguiu seu primeiro Tony por "The Trip to Bountiful".
Três prêmios técnicos foram dados para "The Nance" e o de melhor figurino para "Cinderela".
A cerimônia não contou apenas com os talentos puramente do teatro, mas também com grandes estrelas do cinema como Scarlett Johansson, Jake Gyllenhaal, Sigourney Weaver e Kathleen Turner.

Fonte: g1.globo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário