Pesquisar

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

[os filmes de] Quentin Tarantino


Tarantino nasceu no Tennessee. Seus pais eram Tony Tarantino, ator e músico descendente deitalianos, e Connie McHugh, descendente de irlandeses e índios Cherokees. Logo após o nascimento de Quentin, sua mãe casou-se com o músico Curt Zastoupil, com quem Tarantino mais tarde viria a formar fortes laços afetivos.
Tarantino iniciou seus estudos na região de San Gabriel Valley, em 1968. Em 1971 sua família mudou-se para El Segundo, ao sul de Los Angeles, onde passou a freqüentar a Hawthorne Christian School. Ao sair da Narbonne High School, em Harbor City, Califórnia, aos 16 anos, iniciou os estudos em atuação na James Best Theatre Company.


Aos 22 anos escreveu seu primeiro roteiro, Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit. Em 1984, começou a trabalhar como balconista na Video Archives, uma famosa locadora de filmes em Manhattan Beach; lá se tornou amigo de Roger Avary, um colega de trabalho com quem mais tarde viria a colaborar em Pulp Fiction. Ele continuou seus estudos em atuação na Allen Garfield's Actors' Shelter, em Beverly Hills, mas passou a se dedicar principalmente a escrever roteiros.
Seus primeiros roteiros vendidos, True Romance (br: Amor à Queima Roupa) e Natural Born Killers (br: Assassinos por Natureza), tiraram-lhe do anonimato. Ele conheceu Lawrence Bendernuma festa em Hollywood, e Bender incentivou Tarantino a dirigir um filme. O produto final dessa conversa foi Reservoir Dogs (br: Cães de Aluguel), de 1992, um filme estiloso e violento, que definiu o tom de seus filmes seguintes. O script foi lido pelo diretor Monte Hell-man, que ajudou a levantar fundos junto à Live Entertainment, bem como garantir o lugar de Tarantino na direção do filme. Harvey Keitel ouviu falar do roteiro através de sua esposa, que foi colega de Lawrence Bender. Ele leu o roteiro e também contribuiu com investimentos, assumiu o papel de produtor executivo, e um personagem no filme.
Seguindo o sucesso de Reservoir Dogs, Tarantino foi abordado por Hollywood e recebeu propostas para dirigir vários projetos, incluindo Speed (br: Velocidade Máxima) e Men in Black (br:Homens de Preto). Em vez disso, ele se recolheu em Amsterdã para trabalhar em seu roteiro para Pulp Fiction. Quando foi finalmente lançado, o filme ganhou a Palme d'Or (Palma de Ouro) noFestival de Cannes de 1994 e, junto com Sex, Lies, and Videotape (br: Sexo, Mentiras e Videotape), de Steven Soderbergh e Roger and Me (br: Roger e Eu), de Michael Moore, revolucionou a indústria de filmes independentes, mostrando que estes filmes também são rentáveis. Pulp Fiction é um filme de roteiro complexo, com personagens verborrágicos, tendo a história dividida em atos e recheado de referências pop. Essas três características se tornaram a marca do criador desde então. O filme ficou conhecido pelas aclamadas atuações de seu elenco e, ainda, por ressuscitar a carreira de John Travolta. Pulp Fiction também rendeu a Tarantino e Avary o Oscar de melhor roteiro original, além da indicação na categoria de melhor filme.
Depois de Pulp Fiction, Tarantino dirigiu o quarto episódio da série Four Rooms, The Man from Hollywood, um remake de um espisódio de Alfred Hitchcock Presents estrelado por Steve McQueen. Four Rooms é uma colaboração entre Allison Anders, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e o próprio Tarantino.
Quentin Tarantino e George Clooney são os irmãos Gecko em From Dusk Till Dawn (1996).
O filme seguinte de Tarantino foi Jackie Brown (1997), uma adaptação de Rum Punch, um romance de seu mentor Elmore Leonard. Uma homenagem ao gênero blaxploitation, foi estrelado por Pam Grier, que trabalhou em diversos filmes do gênero nos anos 70. Tarantino decidiu, então, produzir o filme Inglorious Basterds. No entanto, ele adiou o projeto para escrever e dirigir Kill Bill, lançado em duas partes, Vol. 1 e Vol. 2, um filme estiloso, com temática de vingança, filmado com a influência do Wuxia (filmes chineses de artes marciais), filmes japoneses, filmes de faroeste e filmes de terror italianos ou giallo. O filme é baseado numa personagem chamada A Noiva, que Tarantino criou conjuntamente com a atriz principal deste filme,Uma Thurman, durante as filmagens de Pulp Fiction.


Em 2004 ele voltou a Cannes no papel de presidente do júri. Kill Bill não estava concorrendo, mas foi exibido na noite de encerramento, na sua versão original, com mais de três horas de duração. Enquanto desempenhava a função de presidente, a Palme d'Or foi para o filme Fahrenheit 911, de Michael Moore, desconsiderando a insistência de Tarantino em que o prêmio deveria ir para o filme Oldboy.
Tarantino foi creditado como "diretor convidado especial" por dirigir a seqüência do carro entre Clive Owen eBenicio Del Toro do sucesso neo-noir Sin City.
Em 24 de fevereiro de 2005 foi anunciado que Tarantino dirigiria o episódio final da série CSI. O episódio de duas horas, Grave Danger, foi ao ar em 19 de maio, com audiência recorde e sucesso nas críticas.
Apesar de Tarantino ser mais conhecido por seu trabalho atrás das câmeras, ele também apareceu na primeira e na terceira temporadas da série de televisão Alias.
Em 2005 anunciou que seu projeto chamava-se Grind House e que estaria co-dirigindo com Robert Rodriguez. Mais tarde também anunciou que além de Kill Bill 3 "provavelmente" daria continuidade a Inglorious Bastards depois deste projeto, mas que precisaria de cerca de um ano trabalhando no roteiro antes de filmar. Atualmente está trabalhando em seu novo filme, um faroeste que repetirá a parceria com Christoph Waltz. O roteiro já está completo e o lançamento nos Estados Unidos será em 25 de dezembro de 2012, enquanto no Brasil será lançado dia 18 de janeiro de 2013.
Entre seus recentes créditos como produtor, estão o filme de terror Hostel (O Albergue), que inclui referências a Pulp Fiction; a adaptação deKillshot, de Elmore Leonard; e Hell Ride escrito e dirigido pela estrela de Kill Bill, Larry Bishop.


O diretor tem um grupo de atores que freqüentemente participam de seus filmes, incluindo Tim Roth (Reservoir Dogs, Pulp Fiction, Four Rooms), Harvey Keitel (Reservoir Dogs, Pulp Fiction, From Dusk Till Dawn), Uma Thurman (Pulp Fiction, Kill Bill: Vol. 1, Kill Bill: Vol. 2), Michael Madsen(Reservoir Dogs, Kill Bill: Vol. 1, Kill Bill: Vol. 2, Sin City), Steve Buscemi (Reservoir Dogs, Pulp Fiction), Bruce Willis (Pulp Fiction, Four Rooms, Sin City, Grindhouse) e Samuel L. Jackson (Pulp Fiction, Jackie Brown, Kill Bill Vol. 2).
Tarantino esteve romanticamente envolvido com diversas mulheres, incluindo a atriz vencedora do Oscar Mira Sorvino; as diretoras Allison Anders e Sofia Coppola; a atriz francesa Julie Dreyfus; e a comediante Margaret Cho. Surgiram rumores de envolvimento com Uma Thurman, a quem ele se refere como sua "musa". Entretanto, Tarantino nunca se casou e não tem filhos.
Quase dois anos após o lançamento de Inglorious Basterds no cinema Tarantino confirmou a gravação de seu novo filme, Django Unchained, um western no qual um ex-escravo torna-se um perigoso mercenário, com Jamie Foxx no papel principal. 

Texto retirado na íntegra do site wikipedia.org.

FILMOGRAFIA (incompleta):


Pulp Fiction – Tempo de Violência 1994           


                      DOWNLOAD


Kill Bill Vol.1 & 2 (Kill Bill Vol.1 & 2) 2003~2004




Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds) 2009




Cães de Aluguel (Reservoir Dogs) 1992

DOWNLOAD


Jackie Brown (Jackie Brown) 1997


Grindhouse – Planeta Terror & À Prova de Morte (Grindhouse) 2006




Nenhum comentário:

Postar um comentário