Pesquisar

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal, Ano Novo, Entrevista com Eduardo Bakr (autor de 4 Faces do Amor) & outras lembranças


É Natal... e Ano Novo também; muitas lágrimas, muitos abraços e outras emoções, sem esquecer dos presentes. Chegou a hora de pensar sobre o ano e esse foi rico de ÓTIMOS musicais. A Brasdway teve um de seus melhores anos em 2011 e esperamos de 2012 um ano melhor ainda para o tetro musical brasileiro (com as estreias de O MÁGICO DE OZ, QUASE NORMAL, A FAMÍLIA ADDAMS), e que continue crescendo ao INFINITO E ALÉM - como diz Buzz Lightyear! 
Nesse ano tivemos MAMMA MIA! - um musical divertidíssimo com elenco de primeira (Kiara Sasso, Saulo Vasconcelos); também estreou UM VIOLINISTA NO TELHADO- mais uma ESPETÁCULO MARAVILHOSO E INESQUECÍVEL da dupla Moeller e Botelho (mencionando a estrela maior José Mayer) que também trouxeram JUDY GARLAND, O FIM DO ARCO ÍRIS - outro trabalho SUBLIME da dupla mais querida da BRASDWAY e de Cláudia Netto. Não posso esquecer da DIVA, Cláudia Raia, que montou o seu CABARET e foi GENIAL dançando e cantando no palco ao lado do EXCELENTE Jarbas Homem de Melo. HEDWIG surpreendeu os brasileiros com a sua história e alegria de viver, mostrando com todo orgulho o CENTÍMETRO ENFURECIDO - palmas para Pierre Baitelli e a todos os demais.  AS BRUXAS DE EASTWICK chegaram a voar, mas quem deu um "show" mesmo foi André Torquato e nem precisou de efeitos especiais. EVITA veio ao Brasil com Jorge Takla, protagonizado por Paula Copovilla ao lado de Daniel Boaventura e Fred Silveira. TIM MAIA foi ressuscitado nos palcos na pele de Tiago Abravanel.
E, em especial, deixei para falar por último de 4 FACES DO AMOR pois entrevistei Eduardo Bakr, o autor do premiado texto do musical, e esse é o meu presente para vocês e também acabo sendo presenteado.  Agradecimentos a Guilherme Udo pela sua colaboração e disposição assim como para o simpático Eduardo Bakr por conceder essa entrevista.Tenham um Natal contente e um Ano Novo realmente novo, com muitas surpresas e outras felicidades nos palcos da vida, da Brasdway e da Broadway, é claro!

Em cartaz no Teatro das Artes, Shopping da Gávea, Rio de Janeiro. Segundas e terças as 21 horas. 16 anos.


A. PABLO (BLOG V-EFFEKT): É um prazer imenso entrar em contato com você, grande autor e um dos responsáveis por maravilhosos musicais  que vem sendo adaptados no Brasil e no caso do original “4 Faces do Amor”. Devo declarar aqui o quanto gostei muito do seu mais recente trabalho e não posso deixar de citar “Esta é a nossa canção”, o melhor espetáculo musical de 2009, segundo a Folha de São Paulo e minha humilde opinião.
Bem, começo perguntando a você: como você teve a primorosa ideia do roteiro e como foi desenvolvê-la até chegar ao resultado final, com as músicas de Ivan Lins?

EDUARDO BAKR: A ideia do roteiro surgiu na necessidade de falar sobre essência do ser humano, lançando luz sobre as diversas possibilidades do amor "de maneira igual". Eu queria falar que as variantes do amor são determinadas pelo caráter e formação de cada ser, fugindo aos estereótipos de gênero (homem / mulher). Sob este viés, cada pessoa justifica suas ações de acordo com o seu contexto (independente de ser homem ou mulher; de classe social; de preferência sexual;...). Pensando assim, cada personagem de 4 Faces do Amor assume uma justificativa diferente e "pessoal" (pertinente ao seu contexto) para cada ação que "todos" tomam. Cada um se justifica de acordo com o seu ponto de vista. Sei que, desta forma, pode parecer confuso, mas, se formos pensar a "pessoa" sente ciúmes independente de ser homem ou mulher e a justificativa para este ciúme dependerá do contexto em que cada um estiver (cada qual com suas justificativas para o mesmo sentimento).
Para fortalecer, ainda mais, este discurso, as canções românticas do genial Ivan Lins trouxeram ao espetáculo o amor de forma ainda mais pura e, por isso, quando os personagens se trocam, o discurso romântico fica preservado, limpo, brilhante. Sem duvida, para mim, a escolha pelo repertório do Ivan Lins foi a melhor escolha, as músicas são lindas e recheadas de amor e poesia, são jóias. 


Cartaz do musical "Esta é a Nossa Canção".

Eduardo Bakr (centro) em confraternização de "Esta é a Nossa  Canção".


A.P.: Sobre o elenco: como aconteceu a escolha dos membros do elenco? Foi um processo difícil ou não?



EDUARDO BAKRFoi difícil. Precisávamos de bons atores que cantassem bem. E isso é muito importante pois o texto, alem de rápido, tem uma embocadura muito romântica e a partitura musical de Ivan lins é bastante complexa. Mas o Tadeu Aguiar, que é o diretor, a meu ver, fez uma escolha perfeita ao convidar Gottscha, Cristiano Gualda, Adriana Quadros e Mauricio Baduh. Fiquei muito feliz!

Outro acerto importante é o de termos o próprio Tadeu Aguiar como diretor geral do espetáculo e a Liliane Secco, como arranjadora e diretora musical: juntos, eles criaram um espetáculo limpo, preciso e transbordando de emoção.



Gottscha, Cristiano Gualda, Maurício Baduh e Adriana Quadros , elenco de "4 Faces do Amor".



Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr.

A.P.: Recentemente você recebeu o premio de autor revelação por “4 Faces do Amor” - parabéns  e nos diga: como está sendo a recepção do público para esse musical? As pessoas se emocionam e compreendem a sua intenção com o texto?



EDUARDO BAKR: Como acabei de dizer: estou muito feliz. As pessoas adoram o espetáculo, se identificam, se emocionam. Quando fico na platéia, percebo o movimento dos casais se abraçando, se acarinhando em determinados momentos, as pessoas choram e riem acompanhando muito de perto a relação de Duda & Cacau. Com tudo isso, claro que fico emocionado, também. E para coroar esta minha emoção: veio o premio de Revelação/autor no FITA... Que delicia. Para um autor, sobretudo um estreante em teatro adulto e musical, isso é muito importante, pois este reconhecimento me faz pensar que estou no caminho certo, que devo escrever mais.



Cartaz de "Baby, o Musical" produzido por Eduardo Bakr


A.P.: O mercado brasileiro dos espetáculos musicais está mais fácil do que quando você começou produzindo? Foi fácil vender um musical, uma ideia, tão simples– considerando as produções milionárias da Broadway que são atualmente adaptadas no Brasil?

EDUARDO BAKR: O mercado brasileiro não é fácil para ninguém. Acho que conseguir produzir é o resultado de uma soma de Bom projeto + talento + sorte. Estes são três elementos, a meu ver, determinantes. O mercado brasileiro é dificílimo, lutamos para ter pauta nos teatros, para podermos ter um cenário e uma luz bacanas (já que o palco muitas vezes é dividido com varias produções); lutamos com outros veículos de comunicação; lutamos com o publico que acha que teatro é caro (mas que não percebe quanto custa colocar e manter um espetáculo em cartaz); lutamos com a lei da meia entrada (por que o artista tem que dar metade do seu trabalho para os estudantes? Quem paga a outra metade? Porque os médicos, dentistas, professores, cozinheiros, não fazem isso também?). Tudo isso faz com que nós (Tadeu Aguiar, Norma Thiré e Eu) tenhamos que matar um leão por dia.

A.P.: Next to Normal foi um grande sucesso da Broadway, ganhando  inclusive três prêmios Tony.  É um lindo musical que agora será adaptado para os palcos da Brasdway. Como está indo a produção de Quase Normal? Você pode adiantar alguma coisa? E a respeito de “The Story of My Life” (com Leo Jaime no elenco)?
Cartaz da adaptação de "Next to Normal", "Quase Normal".
EDUARDO BAKR:  Por enquanto, o que posso dizer é que a Totia Meireles (que fará Diana) é uma atriz maravilhosa, que tem todas as qualidades para o papel e que os estudos de cenários e a tradução estão fantásticos. Tenho certeza que Quase Normal vai valer cada minuto. E “The Story of My Life”, bom... Aguardemos.
Obrigado, Pablo e queridos leitores. Espero ter atendido as suas expectativas e fica o convite para virem assistir 4 Faces do Amor e, em breve, aos nossos outros espetáculos. Até a próxima!
 Aliás, aproveito para confirmar que nossa temporada foi prorrogada até o fim de janeiro e que nos dias 26 e 27 de dezembro de 2011 e 02 e 03 de janeiro de 2012 nós faremos espetáculos normalmente. Venham conferir (ou rever) 4 Faces do Amor!

A.PABLO: Muito agradecido pela sua entrevista e pelas excelentes informações em relação ao atual mundo do tetro musical no Brasil, que sempre são tão escassas. Parabenizo você pelos trabalhos, destacando que você está trazendo a qualidade que faltava para a Brasdway ficar melhor ainda. Desejamos sucesso sem fim na sua carreira.





As Quatro Faces do Amor



Quatro Faces do Amor poderia ser apenas mais uma deliciosa comédia romântica musical, contando os encontros e desencontros, as venturas e desventuras de Duda & Cacau: golpes do destino, ciúmes desmedidos, impulsos, fetiches, briguinhas, alegrias, situações inusitadas e cenas de paixão que nos fazem ver o amor como um sonho a ser alcançado, e que nos fazem pensar (ou repensar) nossas relações como aventuras possíveis e reais. Tudo isso seria muito simples se DUDA não fosse o apelido de Eduardo e, ao mesmo tempo, o apelido de Eduarda. E, ainda, se CACAU não fosse o nome pelo qual Cláudia e Claudio são chamados. Nessa gostosa brincadeira que tem inicio no alto de um prédio (em seu heliporto), duas atrizes e dois atores se desdobram para viverem os personagens Duda & Cacau, lançando luz sobre quatro das diversas possibilidades do amor, contando e cantando suas próprias histórias através da música e poesia de Ivan Lins e do texto ágil e brilhante de Eduardo Bakr. Assim, acompanhados por três músicos (piano, violoncelo e violino) os atores Gottsha, Cristiano Gualda. Mauricio Baduh e Adriana Quadros se misturam e se alternam, deixando-nos ver Eduardo e Cláudia discutindo, ou Cláudio e Eduarda namorando, ou Cláudia e Eduarda se perdendo, ou Eduardo e Cláudio se encontrando. 


FICHA TÉCNICA
Autor das músicas - Ivan Lins
Autor do texto - Eduardo Bakr
Direção - Tadeu Aguiar
Arranjos e direção musical - Liliane Secco
Elenco - Gottsha, Cristiano Gualda, Adriana Quadros e Mauricio Baduh.
Diretora assistente - Flavia Rinaldi
Cenógrafo - Edward Monteiro
Figurinista - Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo
Assessoria de Imprensa: Barata Comunicação
Designer de luz - Rogério Wiltgen
Designer de som - Fernando Fortes
Produção - Norma Thiré, Eduardo Bakr e Tadeu Aguiar

SERVIÇO
Teatro das Artes – Shopping da Gávea – 2º piso
Tel 2540 6004
Segundas e Terças às 21h
Preço: R$ 50,00
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 16 anos

Duração - 90 minutos
Classificação etária – 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário