
arY pablo
Nesse vídeo Charles Chaplin recebe o tão esperado Oscar. Mas é honorário! Em 1972, o filme Luzes da Ribalta, de 1952, recebeu um Academy Award pela trilha sonora. O filme foi co-estrelado por Claire Bloom e também conta com a participação de Buster Keaton, sendo esta a única vez em que os dois grandes comediantes apareceram juntos. Devido as perseguições políticas contra Chaplin, o filme não chegou a ser exibido durante uma única semana em Los Angeles quando foi originalmente lançado. Este critério de nomeação era desconsiderado até 1972.
Chaplin também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Ator em O Grande Ditador em 1940, e novamente por Melhor Roteiro Original em Monsieur Verdoux em 1948. Durante seus anos ativos como cineasta, Chaplin expressava desprezo pelos Oscars; seu filho descreve que ele provocou a ira da Academia ao deixar seu Oscar de 1929 ao lado da porta, para não deixá-la bater. Isto talvez explique porque Luzes da Cidade e Tempos Modernos, considerados por várias enquetes como dois dos melhores filmes de todos os tempos, nunca foram indicados à um único Oscar.
A Academia enfim reconheceu o erro! Isso significa que Chaplin, sem dúvida um dos maiores cineastas de todos os tempos nunca recebeu um Oscar, desconsiderando o honorário! Sim leitores, o Oscar não é tudo, faz parte do tudo, mas está longe de representar a arte cinematógrafica como premiação. Pois assim como acreditava Chaplin, cada filme tem seu valor e é impossível julgar qual o melhor entre os melhores. O impossível que a Academia teima em tentar torná-lo possível!
Alguns dos maiores ícones da história do cinema jamais conseguiram ganhar um Oscar por um dos seus filmes. Os casos mais notáveis entre eles são os de Richard Burton, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock, Kirk Douglas que recebeu um Oscar honorável das mãos de seus filhos incluindo Michael Douglas em 1996 e até o gênio Charles Chaplin,aos 82 anos de idade com o pé na cova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário