Pesquisar

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

[V>Premiações] 60º Berlinale


arY pablo
Este ano o Festival de Cinema de Berlim está em festa pois esta é a 60º edição da aclamada premiação que  apresentará novos filmes dos diretores Roman Polanski e Martin Scorsese. A mostra acontece de 11 a 21 deste mês e é a primera de relevância deste ano na Europa. Dos 26 filmes que serão projetados, 20 competirão pelo Urso de Ouro, que será entregue pelo júri do festival.
Scorsese é esperado em Berlim junto com seu parceiro Leonardo DiCaprio para a estreia de seu longa "Ilha do medo" , que trata de uma pesquisa em torno do desaparerimento de uma assassina em uma instituição psiquiátrica.
O ator Ewan McGregor e o Pierce Brosnan também são esperados em Berlim, onde Polanski fará sua première mundial do filme ''The Ghost Writer''. Astro do longa, Brosnan faz o papel de um ex-primeiro-ministro britânico que escreve suas memórias com a ajuda de um escritor, interpretado por McGregor. Polanski encontra-se em prisão domiciliar na Suíça, onde aguarda sua possível extradição para os Estados Unidos, de onde fugiu em 1978 depois de declarar-se culpado de ter mantido relações sexuais com uma menor.
O diretor dinamarquês Thomas Vinterberg exibirá seu novo filme, ''Submarino'', e o francês Benoit Delepine estreará ''Mammuth'', com Gerard Depardieu como protagonista. Já o britânico Michael Winterbottom projetará ''The Killer Inside Me'', com Casey Affleck.
A mostra será aberta com a projeção do filme chinês ''Apart together'' e será encerrada com a japonesa ''About her brother''. ''Apart together'' foi dirigido pelo diretor chinês Wang Quan, cujo filme ''Tuya's Marriage'', ganhou um Urso de Ouro em 2007. ''About her brother'' foi dirigido pelo veterano cineasta japonês Yoji Yamada.

O Festival de Berlim foi fundado em 1951 e durante décadas foi a vitrine da parte ocidental da cidade dividida, e após a reunificação alemã, em 1990, estendeu-se ao resto da cidade. Em 2008 o filme brasileiro "Tropa de Elite" recebeu o maior prêmio da casa. O Urso de Ouro deste ano será entregue por um júri internacional de sete integrantes, entre eles a atriz Renée Zelwegger e o veterano cineasta alemão Werner Herzog.