Pesquisar

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

[V>Hollywood] 10 filmes internacionais da década


A revista Época dessa semana fez o melhor da década. Na seção "mente aberta" classificou os 10 filmes internacionais da década. As superproduções dominaram as salas de exibição com orçamentos multimilionários, histórias fantásticas e tecnologias como 3-D e animação digital. Muitos filmes ficaram de fora e inexplicavelmente  "Quem quer ser milionário?" e  "Encontros e Desencontros" está entre os dez filmes da década, um exagero. As duas produções não têm grande valor para a década. Confira a lista abaixo:





 Divulgação
1. O senhor dos anéis2001 -2003 
A obra de J.R.R. Tolkien foi transformada pelo diretor neozelandês Peter Jackson em três longas-metragens. Eles estabeleceram o modelo mais seguido no gênero fantasia, influenciando as séries Nárnia e Harry Potter, entre outros. (foto)
2. Procurando Nemo2003
A animação de maior sucesso dos estúdios Pixar conta as aventuras de um peixe palhaço em busca de seu filho. O estilo dos criadores californianos se impôs na produção de outros desenhos digitais.
3. Tiros em Columbine, 2002
O documentário sobre o massacre que matou 13 pessoas em um colégio no Colorado deu início à carreira de provocador do diretor Michael Moore. O filme refletiu no cinema a onda de críticas ao governo de George W. Bush.
 Divulgação
4. O segredo de Brokeback Mountain, 2005
O filme do diretor taiwanês Ang Lee rodado nos Estados Unidos narra a história de amor entre dois homens. Vencedor de três Oscars, quebrou tabus ao tratar da temática homossexual entre caubóis. (foto)
5. Avatar, 2009 Após 12 anos de reclusão, o diretor James Cameron voltou com o maior orçamento da história do cinema. O resultado é uma revolucionária ficção científica em 3-D.
 Divulgação
6. Quem quer ser um milionário?, 2008 A história de amor do diretor inglês Danny Boyle retrata a vida nas favelas da Índia. Ganhou oito Oscars, incluindo o de melhor filme. A globalização invadiu Hollywood. (foto)
7. Encontros e desencontros, 2003 A diretora Sofia Coppola capta o tédio de sua geração no filme que consolidou a atriz Scarlett Johansson como uma das grandes estrelas da década. Ao lado de Bill Murray, sua personagem vive um amor platônico num ambiente estranho, o centro de Tóquio.
8. Pequena Miss Sunshine, 2006 Em meio a superproduções multimilionárias, chamou a atenção a comédia independente (orçamento: US$ 8 milhões) dirigida por Jonathan Dayton e Valerie Faris. Deu origem a uma linhagem de filmes e séries sobre personagens fracassados.
9. Ponto final – Matchpoint, 2005 O diretor nova-iorquino Woody Allen provou que ainda é possível fazer cinema autoral nesta alegoria sobre as armadilhas da sorte.
10. Fale com ela, 2002 O espanhol Pedro Almodóvar começou a carreira como diretor de comédias. Na década de 2000, explorou histórias trágicas. Neste filme, ele conta a história de um enfermeiro apaixonado por uma mulher em coma. O longa recebeu o Oscar de melhor roteiro.

Fonte: revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário